Perguntas e respostas sobre Seguro de Automóvel

Na Eventualidade de Ter Sido Informado no Questionário Que o Veículo Segurado Deveria Pernoitar em Garagem e Caso Ocorra o Furto ou Roubo Enquanto o Veículo Pernoitava na Rua, a Seguradora Poderia Negar Cobertura Para Este Evento?

Neste caso, a questão é saber se o veículo segurado pernoitava na rua com habitualidade. Em caso afirmativo, tendo o segurado informado, quando da contratação do seguro, que o veículo pernoitaria em garagem, caso comprovada a habitualidade haveria violação da cláusula contratual que provavelmente impediria tal conduta, tornando o contrato mais oneroso e colaborando eficazmente para o não pagamento da indenização securitária.

 

Por outro lado, caso o veículo tenha excepcionalmente pernoitado em via pública, não há que se falar em violação do contrato de seguro, devendo a seguradora indenizar eventual furto do veículo segurado. Esclareça-se, contudo, que competirá à seguradora (e não ao segurado) provar que o veículo segurado pernoitava na rua, e não em garagem, com habitualidade.