Perguntas e respostas sobre Seguro de Automóvel

O Seguro de Automóvel Cobre Eventuais Sinistros Decorrentes de Enchente (Alagamento)?

Primeiramente é preciso verificar se a apólice contratada contempla cobertura compreensiva, que inclui proteção contra fenômenos naturais (tais como, deslizamento de terra, granizo, alagamento e objetos que caírem sobre o carro). Porém, se o segurado contratar apenas a apólice de roubo, furto e incêndio, que abranja apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total, não haverá cobertura para os danos causados ao veículo segurado por enchente.

 

Mencione-se ainda que as apólices de seguro compreensivo de automóveis excluem cobertura para submersão total ou parcial do veículo em água salgada. Isso significa dizer que o dano causado por submersão do carro devido ao tráfego em praias, dunas não estará coberto pelo seguro.

 

Em relação especificamente à hipótese de enchente (ou alagamento), é importante esclarecer que, muito embora a apólice preveja cobertura compreensiva, se o condutor, ao invés de parar o veículo e esperar o escoamento natural da água da chuva, tentar atravessar com o veículo o ponto de alagamento poderá ter negada a indenização.

 

Ressalte-se, contudo, que não se pode exigir do condutor que deixe de trafegar em via alagada, se ali já trafegava quando da ocorrência da chuva e necessitava encontrar acostamento para aguardar a diminuição da água, inclusive, pela segurança própria e dos passageiros. Neste último caso, acreditamos que seria insustentável eventual recusa de cobertura por parte da companhia seguradora.