Perguntas e respostas sobre Seguro de Vida

Quais as Principais Diferenças Entre o Seguro de Vida e de Acidentes Pessoais?

seguro de vida garante indenização para os casos de morte ou invalidez decorrentes de causas naturais ou acidentais, ao passo que a cobertura de acidentes pessoais oferece cobertura tão somente para o caso de morte ou invalidez por acidente. Assim, em função da cobertura do seguro de vida ser mais abrangente este produto costuma ser mais dispendioso se comparado ao seguro de acidentes pessoais.

 

Outro fator que merece destaque é o valor do prêmio, no caso do seguro de acidentes pessoais normalmente não há grandes alterações em função da idade do segurado, diferentemente do que ocorre com o seguro de vida que pode apresentar custos bem distintos entre jovens e idosos.

 

Além disso, o seguro de vida poderá estabelecer prazo de carência, respeitado o limite de dois anos. No caso específico do seguro de acidentes pessoais não poderá ser estabelecido prazo de carência, exceto no caso de suicídio ou sua tentativa.

 

É importante ainda esclarecer que o seguro de vida e de acidentes pessoais são subespécies do seguro de pessoas.

 

Destaque-se ainda que, via de regra, o seguro de vida e seguro de acidentes pessoais são comercializados em conjunto, ou seja, em um único documento são contemplados os dois seguros.