Perguntas e respostas sobre Seguro D&O

O Que É Questionário de Avaliação de Risco?

Refere-se às informações, declarações e documentos fornecidos pela empresa contratante do seguro à seguradora para fins de análise e eventual aceitação do risco.

 

O questionário é parte integrante do contrato de seguro. As declarações e informações previamente prestadas não são meros atos de formalidade. Ao contrário, constituem dados necessários para que o segurador tenha conhecimento dos riscos da contratação e, no limite, da própria conveniência desta. Daí a necessidade da mais estrita boa-fé, não podendo a proponente omitir circunstâncias que possam influir na precificação do prêmio ou até mesmo na aceitação do risco.

 

Dentre as perguntas mais comuns estão (i) se a sociedade contratante do seguro tem conhecimento ou informação de qualquer ato, erro, omissão, fato ou circunstância que possa dar origem a um sinistro coberto pela apólice proposta, (ii) se nos últimos 3 anos, algum dos diretores, administradores, executivos ou seus representantes legais foram acionados em razão de demandas judiciais ou extrajudiciais, inclusive inquéritos administrativos, e (iii) se nos últimos 12 meses os segurados tiveram algum tipo de problema no sistema de controles internos ou alguma divergência com os auditores externos da sociedade contratante do seguro.